A saga do Hexa: Recomeço.

Mais algumas horas e conheceremos os convocados de Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, a primeira lista de atletas deste novo ciclo de quatro até a próxima Copa do Mundo, no Catar, onde faremos a quinta tentativa de conquistar o hexacampeonato mundial.
Avançamos em manter a comissão técnica após o recente fracasso na Rússia, como já analisamos aqui anteriormente. Em relação aos jogadores, seria um momento para maior renovação do elenco já que 17 dos 23 nomes chamados para a última Copa terão mais de 30 anos? Quem seriam os nomes certos para a próxima Copa? Quem merece uma oportunidade? Palpitemos!
GOLEIROS. Treinadores geralmente não mudam de opinião em relação ao seu nome de confiança. Acredito que Tite manterá os três selecionados na Copa, Alisson, Ederson e Cássio.
ZAGUEIROS. Grandes destaques na Copa, Thiago Silva e Miranda terão 38 anos em 2022, enquanto Geromel terá 37. Dificilmente terão condições físicas para jogar a próxima Copa. Porém, devido o fato da Copa América ser no Brasil no ano que vem, eu manteria Thiago Silva, Geromel e Marquinhos, e convocaria Dedé (Cruzeiro). Assim, teria mais um ano para observar novos valores como futuros substitutos para o setor defensivo.
LATERAIS. Para a direita, convocaria Eder Militão, cria da base do São Paulo, recentemente vendido ao Porto, e Fabinho, recentemente vendido pelo Mônaco ao Liverpool que tem a mobilidade de também atuar de volante; enquanto que para o lado esquerdo, manteria Marcelo e Felipe Luiz, por hora.
VOLANTES. Casemiro e Arthur são nomes certos. Concluindo que o ciclo de Paulinho acabou e que Fred e Fernandinho nem deveriam estar na Copa, oportunizaria chances a Maicon (Grêmio) e Bruno Henrique (Palmeiras).
MEIAS. Coutinho e Willian são jogadores que tem muito a contribuir ainda, portanto, os manteria na lista. A novidade ficaria por conta de Paquetá (Flamengo).
ATACANTES. Neymar, Douglas Costa e Gabriel Jesus são quase unanimidades. Numa primeira lista, convocaria Vinícius Junior (ex-Flamengo, agora no Real Madrid) e Pedro (Fluminense), pela sua característica de ser um autêntico 9.
Poderíamos citar ainda: Rodrygo (Santos), Richarlyson (Everton), Everton 'Cebolinha' (Grêmio) e David Neres (Ajax). Ah, e sempre lembrando: pode pintar algum desconhecido do Shakhtar Donestky na lista, pra variar.
Me preocupo apenas com a escassez de camisas 10, meias natos, armadores cerebrais. Há algum tempo eles não surgem mais com tanta fartura e naturalidade. Um sinal de alerta. Porém, continuamos sendo um verdadeiro celeiro de craques. Exportadores de gols, dribles, alegria e ousadia.
A saga está apenas recomeçando. Esta lista é apenas um rascunho. Os primeiros rabiscos de um longo, árduo e metamórfico caminho que, esperamos e sonhamos, nos traga a sexta estrela!

Comentários

  1. Me preocupam os 9 e os 10, jogadores de suma importância que não estamos conseguindo fabricar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo amigo. Nove ainda temos Richarlyson e Pedro (apesar de serem ainda muito novos e longe de um Ronaldo ou Romário). Já os meias clássicos, camisas 10, referências do futebol nacional, desapareceram. Só há volantes modernos e pontas ou atacantes de lado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas