FAQ Palmeiras - Ano 2018


FAQ é um acrônimo da expressão inglesa frequently asked questions que, literalmente traduzida, significa "perguntas mais frequentes". Para você entender melhor, é uma seção que existe em quase todos sites de empresas prestadoras de serviço ou de órgãos governamentais, com objetivo de sanar as dúvidas comuns a maioria das pessoas ou usuários. Sucintamente, podemos dizer que seja um pequeno manual com perguntas e respostas sobre um determinado assunto. Posto isso, o texto dessa semana almeja elaborar um FAQ (resumido e, obviamente, não definitivo) sobre o Palmeiras em 2018.

1. O Palmeiras tem a melhor gestão do futebol brasileiro?
Resp.: Sim e Não. Em termos de Departamento de Futebol, liderado por Alexandre Mattos, a resposta é certamente afirmativa. Motivos: montagem de um excelente elenco, sustentação ante o assédio dos dólares asiáticos, renovação de contrato com as principais peças do time, investimentos e resultados na base, sócio torcedor forte, Allianz Parque lotado. Por outro lado, a parte administrativa, sob comando do presidente Maurício Galliote é desastrosa. Falta de pulso com jogadores, fantoche na mão da patrocinadora, cede a pressões constante da torcida organizada, falta de convicção evidenciada pela mudança frequente de técnicos, e baixa influencia nos bastidores do futebol nacional (o que leva a ser 'assaltado' com frequência em campo), apenas para citar alguns porquês.

2. O Palmeiras tem o melhor elenco do Brasil?
Resp.: Sim. Se tiver dúvidas, faça o comparativo por setores com os outros três principais elencos do país: Grêmio, Flamengo e Cruzeiro. Algum deles tem três goleiros titulares? Não. Algum deles, nas duas laterais, dois jogadores que dividem opinião sobre quem deveria ser o titular no momento? Não. Algum deles tem meias de qualidade como Gustavo Scarpa e Lucas Lima no banco de reservas durante um jogo decisivo de Libertadores? Não. Quanto a defesa, vejo o Grêmio com melhores talentos individuais. Na volância, você trocaria Felipe Mello, Bruno Henrique e Thiago Santos por algum trio adversário? Eu não. Quanto ao ataque, depende de como você quer posicionar o time: com um 9 fixo, sou mais Palmeiras (Borja x André), com um time mais leve, Grêmio leva vantagem (Dudu e Bigode x Luan e Everton). Preciso fazer as contas?

3. O técnico Roger Machado não deu certo no Palmeiras?
Resp.: Impossível prever, já que não deixaram ele terminar o seu trabalho.

4. O trabalho de Roger era ruim e isso motivou sua demissão?
Resp.: Certamente não. Roger tinha os melhores números de um técnico brasileiro no ano, com aproveitamento recorde em jogos fora de casa, liderança geral no Paulista, na primeira fase da Libertadores, classificado na Copa do Brasil e com um Campeonato Brasileiro quase inteiro pela frente.

5. Tendo o melhor time, porque não foi campeão Paulista?
Resp.: Devido a um dos maiores roubos da história do futebol nacional. Oito de abril de 2018, o dia da vergonha!

6. O time melhorou com Felipão?
Resp.: Sim, notadamente. Principalmente em termos defensivos, de confiança e redução da pressão interna e externa.

7. O time será campeão?
Resp.: Sim. Este ano? Impossível prever. As principais chances são nas Copas, do Brasil e Libertadores, onde o imponderável ganha força, pois um jogo eliminatório nem sempre o melhor vence.

Paro por aqui. Prometi que seria um resumo e sete é o número da perfeição. Se tenho a pretensão que você, caro leitor, concorde comigo ou que possa ter sanado todos os seus questionamentos sobre o Palmeiras?
Resp. Certamente não! Aliás, somos palmeirenses, somos passivos, temos opinião mutante, somos apaixonados, temos um pouco de técnico, zagueiro, lateral, volante, meia e atacante dentro de nós, somos Palestra Itália!
Ah, e que venha a Tríplica Coroa!

Comentários

Postagens mais visitadas