Roubalheira: a solução!

Em tempos de eleições, este poderia ser um texto sobre política ou em defesa de algum insólito candidato, seria mais confortante. Mas é sobre futebol mesmo, infelizmente.
Revoltante. Cansativo. Previsível. Erros grosseiros e decisivos de arbitragem contra a Sociedade Esportiva Palmeiras viraram rotina. Choradeira, 'mimimi', exagero? Já dizia um provérbio português: "contra fatos não há argumentos!". Então, vamos a alguns mais recentes. Vale ressaltar que só vamos considerar aqui erros graves e indiscutíveis, ou seja, para um bom conhecedor do futebol, é possível imaginar que o cenário real é muito mais crítico.

ANO 2015
Segundo levantamentos da Fox Sports e da Folha de São Paulo, o Palmeiras esteve entre os times mais prejudicados pela arbitragem no Campeonato Brasileiro de 2015.

ANO 2016
Mesmo no ano em que foi eneacampeão brasileiro, o site torcedores.com, website imparcial mantido por jornalistas e colaboradores, enumerou 10 jogos nos quais o Palmeiras foi prejudicado. Sabendo-se que o Campeonato Brasileiro possui 38 rodadas, foram 26% dos jogos com interferência desfavorável da arbitragem, ou seja, mais de um quarto dos jogos.

ANO 2017
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu montar seu próprio ranking com os lances considerados como erros de arbitragem. Mesmo com seus critérios obscuros e tendenciosos, os números novamente apontaram que o Palmeiras foi o clube mais prejudicado no Campeonato Brasileiro daquele ano (6 jogos).

CASO DERBI
Este tópico vai precisar de uma postagem específica apenas sobre o assunto em alguma semana posterior deste ano, mas apenas para reflexão, em todos os anos e rankings citados anteriormente (e não precisa acreditar em mim, basta pesquisar no Google), o SCCP está no grupo dos mais beneficiados. Sendo assim, e conhecidos os esquemas de favorecimento financeiro, pressão de bastidores, influência no futebol brasileiro e manipulação de opinião de massas do Grupo Globosat (já discutidos aqui em outros posts) ao referido rival, é de se esperar números espantosos nos clássicos entre os rivais da capital paulista. Vou mencionar um único dado: o Palmeiras não tem pênaltis assinalados no dérbi há 9 anos; o rival alvinegro, por sua vez, teve 6 penalidades marcadas (Fonte: Fox Sports). Lembrando que no último domingo, houve duas penalidades claríssimas não marcadas em pleno Allianz Parque.

ANO 2018
Apesar da existência de outros erros graves durante a temporada, algo que os rankings ao final do ano irão novamente constatar, vou me ater apenas aos dois jogos mais importantes e decisivos da temporada até o momento.
O primeiro, na final do Campeonato Paulista, no jogo da vergonha (não poderia ser outro adversário, senão o SCCP), fomos assaltados em nossa casa num jogo de interferência, patente e inequívoca, externa no lance decisivo de penalidade a favor do Palmeiras que foi anulada após 8 minutos de confusão e pressão em campo e no sistema secreto de fone e áudio da arbitragem. Nota de rodapé: nestes últimos 30 confrontos, desde 2009, em que até pênalti marcado foi cancelado, quantos precedentes há deste episódio na história do futebol brasileiro?
O segundo, nesta semana, contra o Cruzeiro, novamente no Allianz Parque, o Palmeiras teve um gol importante, que pode ser decisivo, anulado equivocadamente num lance em que houve rara unanimidade do jornalismo esportivo em cravar que o gol de empate aos 52 minutos do segundo tempo foi absolutamente legal. Com a presença do VAR, oficializaram o roubo.

Enfim, conclui-se que a arbitragem tem sido um antigo e corriqueiro obstáculo aos objetivos futebolísticos do Palmeiras. Não basta ter o melhor elenco, uma ótima gestão financeira, uma arena maravilhosa e moderna, um excelente programa de sócio torcedor, ... no corrupto futebol, não basta!
Estamos falando de erros irrefutáveis e determinantes para o resultado das partidas e definição dos títulos, mas que, no dia seguinte aos episódios, são endossados, referendados e legalizados pela comissão de arbitragem da CBF. Um explicito comunicado de como os árbitros deverão agir nos jgos seguintes. Lastimável!

Vejo apenas uma solução. Impossível de ser implementada pelo palerma e atual presidente do clube, Maurício Galliote. Ruptura com o sistema! Trabalhar nos bastidores pela união dos clubes e liderar a criação de uma liga de clubes independente das Federações e Confederações.
Até lá, seguiremos tentando ganhar...
... no grito! No grito de nossa apaixonada torcida que canta e vibra;
... na força! Na força de nossa defesa que ninguém passa e linha atacante de raça;
... contra tudo e contra todos! Avanti Palestra!

Comentários

Postagens mais visitadas