Siga o Líder!


Deixaram o Porco chegar! Mesmo jogando em três frentes (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), sem nenhuma semana de treinos desde o pós Copa, numa sequência exaustiva de jogos decisivos e complicados, o Palmeiras assume a liderança do Campeonato Brasileiro 2018, na vigésima sétima rodada. Resultado excelente que se torna em um feito se considerarmos que na grande maioria destes 15 últimos jogos quem foi a campo no Brasileirão foi um time alternativo, reserva.
Méritos do mestre Felipão que, enfim, conseguiu transpor da teoria para a prática, no campo, com resultados, a máxima de melhor elenco do Brasil, reputação que a imprensa nos outorga desde 2016.
Soma-se ainda a eliminação da Copa do Brasil, que dará mais fôlego e opções no elenco para os jogos do campeonato nacional.
Num prognóstico da tabela do campeonato que fiz em abril deste ano, logo no início do campeonato, apontei os caminhos e resultados capitais para o Deca. Na projeção, terminaríamos com 77 pontos, suficientes para levantar o décimo brasileirão. Pelas minhas contas, hoje estaríamos com 52 pontos conquistados. A tabela real ultrapassa esse número, marcando 53 pontos e a liderança provisória.
Me surpreenderam positivamente as campanhas de Internacional e São Paulo, favorecidos talvez pela disputa de uma única competição, fato que está se tornando corriqueiro neste novo calendário continental, onde Libertadores e Copa do Brasil são disputadas anualmente e o o campeonato mais importante do país desfila com reservas em campo nas principais agremiações. Aliás, algo a ser pensado e alterado com urgência! Negativamente, me admira as más campanhas dos corriqueiramente favorecidos pela arbitragem, SCCP e Cruzeiro. Não obstante, finalistas da Copa do Brasil. Vale ressaltar também que já havíamos profetizado a chegada do rival paulista na Copa do Brasil, mesmo com o time limitadíssimo, devido a sua altíssima premiação diante do péssimo quadro financeiro do clube. O esquema não poderia falhar, era 'batata'!
Voltando ao Brasileirão, ainda restam 11 rodadas. É muita "água para passar debaixo da ponte". Ainda temos alguns confrontos diretos e cada ponto será fundamental para definir quem levantará o caneco no início de dezembro. Minha grande preocupação é com a arbitragem. Além dos erros por toda parte, os lances bizarros contra o Palmeiras se acumulam a cada rodada. Já nos tomaram dois campeonatos na 'mão grande' esse ano. Torço para que as coisas sejam decididas na competência dos times, em campo.

Apenas para rememorar, transcrevo minha projeção do início do ano em relação aos jogos restantes da Sociedade Esportiva Palmeiras:
(E) - São Paulo (F)
(V) - Grêmio (C)
(V) - Ceará (C)
(D) - Flamengo (F)
(V) - Santos (C)
(D) - Atlético/MG (F)
(V) - Fluminense (C)
(V) - Paraná (F)
(V) América/MG (C)
(V) Vasco (F)
(V) Vitória/BA (C)

Atrás na classificação, SP terá que deixar de lado suas características e propor jogo diante de sua torcida. Cenário que Felipão costuma se aproveitar com maestria. Uma vitória no choque rei permitirá um empate em casa contra o fortíssimo time gremista ou no clássico contra o Santos ou ainda na penúltima rodada contra um desesperado Vasco.
Estamos vivos, dentro do planejamento e confiantes! Vou começar a me preparar financeiramente para o dia dois de dezembro estar numa certa arena por ai!

Comentários

Postagens mais visitadas